domingo, 31 de julho de 2011

Ser se inteligente é...


Adoro, quando oiço coisas como "ai o meu filho/a é muito inteligente, só tem um problema é distraído e depois não tira grandes notas"  Pois.. que coisa tão natural do ser inteligente, é quase como um aliado, quiçá o reverso da moeda! Pois, mas não. Mas não mesmo. A inteligência é algo completamente inato, está-se nos genes. Quem é distraído é menos inteligente do que aqueles que não são distraídos é uma realidade. E isto que acabo de dizer é algo tão básico como um mais um ser dois. Posso dar já aqui um exemplo. Eu era totalmente distraída, cabecinha de alho xoxo, totalmente na lua e claro perdia mais por ser assim. Então reflecti e pensei.. Oh mia, mas isto assim não pode ser. Continuo a ser distraída mas criei defesas para combater esse meu problema, simples técnicas que me permitem estar alerta. E hoje posso dizer que sou menos distraída e que isso tem-se reflectido em atitudes mais inteligentes.

A inteligência não está directamente ligada ás notas da escola, está sem sombra de dúvida ligada às opções de vida . Eu posso ser um talento numa área especifica, mas se não fizer as opções correctas..lixo-me. Não pensem que o menino que é excelente aluno é já por si só inteligente, nada disso, há outras competentes sociais e emocionais que estão associados há inteligência. Ninguém pode ser bom a tudo, ninguém mesmo. Mas por norma vejo um ser inteligente aquele que acima de tudo sabe onde falha e que se auto corrige, que procura saber mais e melhor, que está um passo a frente. Não é a mãe ou o pai dizerem "tens que ser menos distraído" e o miúdo simplesmente não quer saber, e continua na dele. Pois nesses casos muitos chegam à idade adulta e continuam a ser distraídos e não têm noção que se calhar há coisas que devem ser reprogramadas.  Quem diz isso do ser distraído diz outra coisa, "eu não quero estudar mais porque não vale a pena, até os licenciados não têm emprego" Como ser-se licenciado fosse alguma garantia como se a escola fosse algo obrigatório para o sucesso. Mentira. A escola é formação, são bases que nos ajudam a crescer, alguém que só estuda com o objectivo de ter um bom emprego, está desde cedo a seguir um mau caminho. O sucesso e inteligência, esses sim andam de mãos dadas, são aliados importantes para aqueles que são auto didácticos. Acredito claramente que a formação académica é algo importante, mas não é tudo se não se souber por em prática o que se aprendeu,  não serve de nada. Mais um exemplo, eu que sei perfeitamente o que são comportamentos por impulso (temas abordados academicamente), nomeadamente compras, às vezes também os tenho e fujo e desvio-me quando começo a pensar como as outras pessoas, deixei de ser uma consumidora normal e passei a fazer tudo de modo correcto e assertivo. Dá-me jeito!


Portanto ser-se inteligente é um mix de opções essencialmente assertivas, conciliar a formação que temos com pensamentos lógicos é a receita ideal para o sucesso. Se isto parece tudo um bocado robótico? Sim parece, mas faz parte!

Sem comentários: