sexta-feira, 25 de março de 2011

Cultura visual nos blogs

Eu sou uma pessoa adepta do minimalismo e das coisas práticas. Para mim menos é mais e nada faz-me pensar o contrário. Em tudo na vida eu sou assim, mas essencialmente no que toca a decoração é sem dúvida para mim uma regra de ouro. Não venho falar aqui de decoração, até porque isso é tudo muito pessoal, mas venho falar aqui da cultura visual dos blogs. Não acho que todos os blogs tenham que ser esteticamente perfeitos e harmoniosos, não não acho.. mas acho que o donos de muitos blogs que andam ai em vez de pensarem que o seu estaminé esta lindo de morrer, deviam primeiro pensar no seus leitores. É que ninguém gosta de ler um blog com letras demasiado pequenas e com cor desvanecida.
As pessoas só pensam na parte estética das coisas e não na sua parte funcional, e são realmente raras as pessoas que conseguem aliar estes dois aspectos. Por exemplo aqui o meu blog, penso que esteja adequado aos meus leitores, acho que toda a gente lê perfeitamente os textos que escrevo, a não ser que sofram de miopia e não saibam muahahaha.

Existem regras para estas coisas das imagens de fundo, das cores e até do tipo de letra. É certo que ninguém é obrigado a saber estas coisas, nem é obrigado a seguir regras. No fundo tudo é válido quando está tudo interligado com o minino de bom senso, afinal de contas não só os textos que comunicão, mas sim todo o aspecto geral do blog.

Vou partilhar algumas regras que normalmente usam-se em design e em publicidade.
- Já mais usa-se fundo preto com letras brancas
- Tipo de letra comics sans é proibido
- Nunca se misturam vários estilos de letra
A lista podia continuar mas ninguém merece saber aquilo tudo. Agora vocês perguntam, mas mia nós já vimos isto e aquilo, e eu respondo pois claro que já viram afinal de contas há muitos incompetentes por ai e eu estou no desemprego hahahaha

1 comentário:

Joana disse...

Sim, tens toda a razão. Mas também é verdade que há coisas que mudam consoante os computadores. Já acedi do portátil e do pc fixo e os tamanhos das letras diferirem em alguns blogs. Mas há erros que não têm desculpa, sim!